-
16/08/2024
Nas indústrias alimentícias, setor de qualidade garante excelência nos pequenos detalhes
Nutflav monitora cada matéria-prima que chega na empresa, até a saída dos produtos para os estabelecimentos e consumidores
Cada área de uma empresa desempenha funções importantes e o setor de qualidade é fundamental para garantir que os produtos ofereçam a máxima satisfação aos consumidores. No caso da Nutflav, que produz Whey Protein e diversas outras opções de suplementação proteica, a empresa possui uma equipe especializada para realizar análises minuciosas de cada matéria-prima utilizada no processo produtivo. Após confirmação de atendimento de todos os requisitos, os itens são liberados para a produção, envase e distribuição aos estabelecimentos e consumidores.
Na Nutflav, o controle de qualidade inicia antes da chegada das matérias-primas na unidade industrial. Dessa forma, o setor consegue prevenir erros futuros e firmar parcerias com fornecedores confiáveis.
“Realizamos uma qualificação prévia dos fornecedores para garantir que eles atendam aos nossos padrões. Avaliamos se eles cumprem as normas de segurança alimentar, tanto em relação aos nutrientes quanto à presença de possíveis desvios de qualidade. Além disso, verificamos a responsabilidade social e a conformidade com os requisitos da ficha técnica”, confirma a engenheira de Alimentos e responsável técnica da Nutflav, Viviane Pescador Maragno.
Quando os parceiros são habilitados para fornecer os ingredientes à Nutflav, os produtos são analisados dentro do setor de qualidade por uma equipe técnica. Com uma amostragem da matéria-prima, baseado em conceitos e estudos de segurança, são avaliadas as características nutricionais e químicas do material. Após esta fase, no caso dos wheys, os produtos são direcionados para a mistura e/ou saborização de chocolate, banoffe, morango e neutro, para que ao fim, seja envasado.
Higienização das máquinas
No empacotamento do Whey Protein, a atenção é redobrada, pois cada lote tem um horário e dia específico para ser embalado. No momento da troca de misturas, é necessário efetuar a higienização do local e das máquinas, o que pode durar de uma a duas horas, dependendo do sabor. “Quando começamos uma nova produção, precisamos desmontar todo o aparelho para uma higienização completa. Também, incluímos a sala de preparo e envase para que não haja risco de mistura entre os sabores”, explica a engenheira de Alimentos e responsável técnica da Nutflav.
Com as primeiras amostras em mãos, o setor de qualidade efetua as análises, como a sensorial, para verificar se o padrão estabelecido pela empresa foi atendido. Assim, a equipe utiliza dos conhecimentos da química e da ciência de alimentos para confirmar se o Whey Protein de Morango da Nutflav, por exemplo, está com as percepções olfativas e visuais apropriadas, e bom ao paladar do consumidor.
Estudo das embalagens
Além de garantir que o produto consumido esteja no padrão qualitativo da Nutflav, também é verificado a rotulagem da embalagem. “Como o pacote já vem estéreo do fornecedor, realizamos uma análise visual. Neste momento, avaliamos se a espessura e tamanho estão adequadas e se as informações nutricionais e a ficha técnica estão corretas”, aponta Viviane.
Saúde e bem-estar
O principal objetivo do setor de qualidade é entregar à sociedade um produto com excelência, sabor agradável e sem perigo ao consumidor. “A Nutflav é dedicada à saúde e ao bem-estar das pessoas. Por isso, ao desenvolver uma nova formulação ou produto, nos preocupamos em garantir que ele realmente ofereça benefícios. Trabalhamos para alcançar o teor exato de proteínas e nutrientes essenciais, mantendo o produto saudável e com baixo teor de açúcar, por exemplo”, esclarece a profissional.
ISO 9001
Para aperfeiçoar ainda mais o processo do controle de qualidade, a Nuflav está em busca da certificação da ISO 9001. A normativa abrange um grupo de normas técnicas, desde os controles da produção até a gestão da qualidade total da empresa. Conforme Viviane, a empresa já está com todos os pré-requisitos implementados e em pleno funcionamento.