-
03/06/2024
Concentrado, isolado e hidrolisado: entenda a diferença entre os tipos de whey
O que difere cada uma das opções do suplemento alimentar utilizado como fonte de proteína é o seu processo de filtragem
Amplamente utilizado por diversas pessoas, o whey é um suplemento alimentar que fornece uma alta quantidade de proteína para quem o consome. Com três opções disponíveis do mercado - concentrado, isolado e hidrolisado -, o que difere cada uma delas é o processo de filtragem. Seja para atletas e entusiastas da academia, ou para pessoas com rotinas corridas e que não possuem tempo para se alimentar, ele tem como um dos principais papeis auxiliar no ganho de massa muscular. Por isso, entender a diferença é importante na hora de escolher qual comprar.
O whey protein tem como matéria-prima o soro do leite, proveniente do processo de fabricação de queijo. Para virar suplemento, o líquido é processado e filtrado para remover as gorduras e carboidratos presentes, além de passar pela secagem. Nesse contexto, o que varia entre os tipos de whey é a quantidade de vezes que ele passou pela etapa de filtragem. Ou seja, quanto maior o número, maior também será a concentração de proteína e menor a presença de outros nutrientes.
A versão concentrada contém cerca de 70-80% de proteína por porção, além de pequenas quantidades de carboidratos e gorduras, enquanto a isolada é processada um pouco mais de vezes para resultar em um produto mais puro, com cerca de 90% ou mais de proteína por porção. Por fim, aqueles que optam pela versão hidrolisada adquirem um produto que passa por um processo de hidrólise, onde as proteínas são quebradas em frações menores, chamadas de peptídeos, facilitando a sua absorção pelo organismo.
Custo-benefício
O whey protein concentrado é o tipo mais comum e popular. Esta versão retém muitos dos nutrientes originais encontrados no soro do leite, o que lhe confere um perfil nutricional equilibrado. No caso da Nutflav, a marca optou por oferecer este modelo aos consumidores, na versão sem lactose e em sachês individuais, permitindo um consumo unitário.
“O corpo absorve o produto de maneira rápida, quando comparada a ingestão tradicional de outras proteínas como as carnes, por exemplo. Além disso, por encontrarmos uma fórmula que retira a presença da lactose, ele pode ser consumido por quem sofre de intolerância a ela. Outro fator positivo está na presença de aminoácidos, que fornecem energia e auxiliam na recuperação de tecidos”, afirma a responsável técnica da Nutflav, engenheira de Alimentos, Viviane Pescador Maragno.
Versatilidade
Ao apostar em quatro sabores, bannoffe, chocolate, morango e neutro a marca não apenas proporciona um produto aliado para quem busca qualidade de vida e alimentação saudável, mas também versatilidade nos preparos. “Tudo dependerá do objetivo individual. Em alguns casos, pode ser preparado apenas com água ou leite. Outras pessoas preferem misturar com frutas ou, até mesmo, inclui-lo na receita de cookies ou panquecas”, explica Viviane.